No atual cenário educacional, a Educação
Inclusiva tem sido palco, a partir da década de 1990, de discussões
proeminentes na gestão de políticas públicas, bem como na produção acadêmica
que se emerge ainda, em desafio para as instituições educacionais e as práticas
educativas.
O termo Educação Inclusiva tem três
itinerários, em que os dois primeiros estão vinculados à história de luta pelos
direitos sociais, como por exemplo, o direito à educação, à escola pública, e
se apresentam sob a forma distinta da equidade na educação, que perpassa pela
igualdade de oportunidades e da igualdade na educação, que busca um sentido de
educação transformadora nos planos sócio-políticos e econômicos. Enquanto que,
o terceiro itinerário tem a sua gênese associada a educadores e a pesquisadores
norte-americanos, que se debruçam sobre a análise da educação dualista
norte-americana, com ênfase principal na educação de pessoas com deficiência.
Esses eixos de alguma forma vão aportar especialmente, a primeira e a terceira,
no contexto internacional que geraram os encontros de Jomtien (1990) e
Salamanca (1994) e suas respectivas declarações.
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