quarta-feira, 27 de junho de 2012

Educação Inclusiva


 
No atual cenário educacional, a Educação Inclusiva tem sido palco, a partir da década de 1990, de discussões proeminentes na gestão de políticas públicas, bem como na produção acadêmica que se emerge ainda, em desafio para as instituições educacionais e as práticas educativas.
O termo Educação Inclusiva tem três itinerários, em que os dois primeiros estão vinculados à história de luta pelos direitos sociais, como por exemplo, o direito à educação, à escola pública, e se apresentam sob a forma distinta da equidade na educação, que perpassa pela igualdade de oportunidades e da igualdade na educação, que busca um sentido de educação transformadora nos planos sócio-políticos e econômicos. Enquanto que, o terceiro itinerário tem a sua gênese associada a educadores e a pesquisadores norte-americanos, que se debruçam sobre a análise da educação dualista norte-americana, com ênfase principal na educação de pessoas com deficiência. Esses eixos de alguma forma vão aportar especialmente, a primeira e a terceira, no contexto internacional que geraram os encontros de Jomtien (1990) e Salamanca (1994) e suas respectivas declarações.


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