segunda-feira, 18 de março de 2013

PPP: Por uma Escola Inclusiva


Quando pensamos em transformar a escola numa ESCOLA INCLUSIVA, precisamos pensar em um Projeto Político Pedagógico que também valorize o papel da família. Desse modo, não podemos propor a inclusão escolar, sem pensar na inclusão familiar. A inclusão social não existe sem que esta ocorra primeiramente na família e na escola.

PPP deve voltar-se às práticas inclusivas, uma vez que todo ser humano independente de cor, raça, credo, nível social, formação física ou psicológica possui direito ao acesso a educação de qualidade. As crianças com necessidades educacionais especiais devem está incluída na escola regular, contudo isso se exige que o currículo seja adaptado no sentido de atender as necessidades gerais da classe escolar.

Vale ressaltar que a garantia do DIREITO a acessibilidade e a formação de professores voltada para ações inclusivistas, a participação da família e da sociedade no processo de inclusão escolar deve fazer parte das ações previstas no PPP. Nesse sentido, o PPP emerge como um instrumento indispensável para a ação política pedagógica e transformadora da e na escola. Assim, temos com ponto de partida para sua elaboração o foco nas necessidades dos alunos, na promoção de diferentes metodologias e estratégias de ensino, construir seu embasamento teórico-metodológico voltado para políticas educacionais e pública

O sujeito com NEE ou caracterisiticas específicas carregam uma grande carga de isolamento por serem DIFERENTES.Como vencer a dor do preconceito e da exclusão? Diante das alterações que muitas vezes ocorre no ambiente familiar a pessoa com NEE precisa da atenção da escola.
O entendimento das dificuldades de aprendizagem implica no olhar extensivo à família. Da mesma forma que o lar deve ser uma extensão pedagógica, é indispensável que escola e família tornem-se uma unidade, que compartilhem dos mesmos princípios, que compreenda a escola a família em seus anseios e inseguranças.
Assim, o PPP deve promover uma ação que contribua para o trabalho pedagógico consoante com a família a partir da compreensão mútua. Porque educar para a inclusão social é inserir também a família, é fortalecer esses dois núcleos básicos da sociedade. 
Assim, sugere-se que:
  • brinquedos, jogos, atividades e materiais para o desenvolvimento também sejam trabalhados tanto na escola quanto em casa;
  • reuniões periódicas com os pais, relatórios, troca de informações e observação sistemática de possíveis exames médicos-laboratoriais fornecem substancial ajuda;
  • a família deve informar aos professores quantos a terapia medicamentosa.
O PPP sendo a identidade da escola deve concentrar-se na educação para a diversidade, inserindo ideias distintas, características e modos de ser em nosso trabalho, isso envolve a percepção do ser enquanto biológico, social, afetivo e racional de todos NÓS, assim, ampliaremos o nosso olhar, direcionando para uma práxis inclusiva.


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